Últimas Notícias
recent

Por que ler os clássicos?


Antes de argumentar motivos para ler os clássicos é fundamental tentar entender o que é um livro clássico.

Na literatura algumas obras passam para a posteridade. Apenas livros bem escritos têm esse poder. Alguns autores conseguiram, e conseguem, organizar seus pensamentos, explorar a língua com estilo e desenvolver tramas incríveis, provocam conflitos, resistência, incomodam, despertam, ou acalentam. Experimentando emoções da narrativa, dos personagens, o leitor busca respostas para a própria vida, o Universo e tudo o mais. Esses são os clássicos.

Um livro clássico é atemporal e o autor nunca terminou de dizer o que pretendia, sempre tem uma mensagem a ser dita, compreendida.

A obra que serve como modelo, ou seja, o livro clássico, apresenta características do seu gênero, domina as técnicas do seu estilo de época, e tem todas essas funções tão bem elaboradas e sincronizadas que tornam-se exemplos de excelência.

Livros clássicos são modelos. O clássico é um padrão a ser seguido.

Ler os clássicos dá ao leitor critério para compreender além da mensagem, da história, da vida, do Universo e tudo o mais. Lendo os clássicos se adquire conhecimento de estilo de narrativa, construção de personagem, de domínio da língua.

Compreendendo como as grandes obras da literatura foram escritas, é possível escrever melhor. Ler os clássicos é obrigação para o aprendiz de escritor.

Quando não se conhece os textos clássicos o leitor é facilmente enganado por algum autor contemporâneo que na falta de competência cria sua obra como plágio de um clássico que sua geração não tem o hábito de ler.

O leitor fica mais exigente quando lê os clássicos. O escritor escreve melhor quando lê os clássicos. A literatura ganha novos clássicos quando os clássicos são explorados como referência.

Leia os clássicos, vá de Homero, Shakespeare, Cervantes, Proust, James Joyce, Tolstói, Dostoiévski, Flaubert, Goethe, Kafka, Baudelaire, Faulkner, Eliot, Fitzgerald, Rimbaud, Victor Hugo, Hemingway, Virginia Woolf, Herman Melville, Balzac, Jonathan Swift, George Orwell, Nabokov, Wilde, Ezra Pound, Salinger, Kerouac, Machado de Assis, Guimarães Rosa, Eça de Queirós e todos os outros. Seja um clássico!




https://www.instagram.com/evertonontheroad/
Everton Souza

Everton Souza

Freelancer Sem Fronteiras. Tecnologia do Blogger.